29 de setembro – 9h às 12h

Painel – Desafios e perspectivas da educação brasileira

Breve descrição:  Painel com representantes do Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) sobre os desafios e perspectiva da educação. O Ministério da Educação abordará a temática – ” A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da educação brasileira” (MEC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) falará sobre o tema “Avaliações de larga escala e avaliação Processual”.

Instituição responsável: Fundação FEAC convida Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Data: 29/09.
Local: Fundação FEAC. Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 – Jardim Brandina.
Horário: 9h às 12h.
Número de vagas: 90.

Palestrantes: Profa. Maria Helena Guimarães de Castro, atual Secretária Executiva do MEC Socióloga, mestre em Ciência Política pela UNICAMP, é professora aposentada da UNICAMP – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, onde atua também como pesquisadora do Núcleo de Políticas Públicas. Atualmente, é conselheira titular do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, diretora-executiva da Fundação SEADE de São Paulo e coordenadora do Nucleo de Educação do CEBRAP. Participa de vários conselhos de entidades ligadas à educação: membro do Comitê Técnico do movimento Todos pela Educação; membro do Conselho do Instituto Natura; membro do Conselho do Instituto Braudel, do Conselho da Associação Parceiros da Educação, do Conselho Curador da Fundação Ioschpe e do Conselho Administrativo da Abril Educação. Foi secretária de Estado de Educação de São Paulo (2007-2009); Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (2006) e Secretária Estadual de Desenvolvimento Social (2003-2005) de São Paulo. Foi presidente do INEP de 1995 a 2001 e secretária-executiva do MEC (2002).Membro da Academia Brasileira de Educação desde 2005, foi agraciada com diversos títulos, diplomas e medalhas nacionais, destacando-se: a Medalha de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e a Medalha de Comendador da Ordem do Mérito Educativo da Presidência da República.Membro da Academia Paulista de Educação-APE. Publicou vários artigos, capítulos de livros e relatórios de pesquisas sobre educação e política social no Brasil.

Profa. Maria Inês Fini, atual Presidente do INEP. Doutora em Educação, Pedagoga, Professora e Pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, Especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP, onde atuou de 1972 a 1996, exercendo cargos como docente, pesquisadora e funções administrativas e de representação. De 1996 a 2002 no INEP/MEC, foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências sendo responsável pela criação e implementação do ENEM e do ENCCEJA e foi Diretora do PISA no Brasil. De 2003 a 2006, desenvolveu e coordenou projetos para a implantação de Sistemas de Avaliação em larga escala para sistemas de ensino, prefeituras e secretarias de estado da educação. De 2007 a 2010, criou e coordenou o Projeto São Paulo Faz Escola, responsável pela reestruturação do currículo e do sistema de avaliação SARESP da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Foi reitora da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).

Inscrições: Vagas preenchidas por ordem de chegada.

EVENTO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO.