Rosely Sayão abordará os desafios de educar no mundo contemporâneo durante a 8ª Semana da Educação de Campinas

Educar ensinando valores e formando cidadãos éticos. É sobre este assunto que Rosely Sayão, psicóloga e consultora em educação, falará na noite de 2 de outubro, segunda-feira, durante evento que compõe a agenda da 8ª Semana da Educação de Campinas (28 de setembro a 4 de outubro). A especialista ministrará palestra aberta ao público, com entrada gratuita, no Teatro Iguatemi Campinas.  O tema será “Desafios de educar no mundo contemporâneo” e a convidada pretende trazer reflexões que envolvem os papéis da família e da escola no processo de educar as crianças.

Para Rosely, educar é tornar as crianças capazes de compreender o contexto em que vivem e aprender a conviver com os outros, além de desenvolver relações interpessoais e saber se comportar em diferentes contextos sociais.  Para a família, além de tudo isso é preciso transmitir valores e tradições familiares, que é o que torna cada um de nós um ser com uma identidade familiar e social.

Quanto aos papéis da família e da escola no processo de educar, a especialista frisa que é necessário que haja uma complementação de ambas as partes.  “Aos pais cabe todo o processo de socialização primária, que diz respeito aos relacionamentos interpessoais. Já a escola deve ser responsável pelo processo de socialização secundário, que envolve a convivência com quem a gente não tem relacionamento personalizado e afetivo, que são os colegas. É responsabilidade da escola também ensinar a ser aluno: que tipo de adulto os alunos devem respeitar e como, ensinar a dialogar, a respeitar as diferenças”, disse.

Outra questão a ser abordada por Rosely deve ser o uso da tecnologia pelas crianças. A especialista defende que tanto família quanto escola devem acompanhar e orientar com cautela.

A 8ª edição da Semana da Educação de Campinas, realizada pelo Compromisso Campinas pela Educação (CCE) através do Departamento de Educação da Fundação FEAC, acontece de 28 de setembro a 4 de outubro.

Com o tema “Possíveis caminhos, soluções possíveis”, o objetivo da Semana da Educação é alcançar o maior número de pessoas. Para isso, a agenda de eventos vai além de palestras, painéis e oficinas e contempla ainda outras formas de linguagens como arte e cultura para abordar o tema educação.

São patrocinadores da edição 2017 da Semana da Educação a Fundação FEAC, o Iguatemi Campinas e a Fundação Educar DPaschoal.

Confira a programação completa da 8ª Semana da Educação de Campinas em www.semanadaeducacao.org.br

Serviço:

Os desafios de educar no mundo contemporâneo

Data: 02 de outubro, segunda-feira

Horário: 19h às 21h

Local: Teatro Iguatemi (Shopping Center Iguatemi Campinas – Avenida Iguatemi, 777, 3º piso, Vila Brandina, Campinas/SP).

Evento gratuito e aberto ao público

Informações: (19)3794.3511 – comunicacao@feac.org.br – dcom@feac.org.br